Um importante acompanhamento médico realizado por pediatra, a puericultura é a ciência que visa proteger o paciente contra algum agravo que possa interferir em seu desenvolvimento físico e mental. É um trabalho voltado para pacientes com idade entre zero e 19 anos e se difere da consulta tradicional ao pediatra, aquela realizada quando há uma queixa específica. A consulta de puericultura é destinada à avaliação completa do paciente, desde a pesagem, capacidade auditiva e visual até o desenvolvimento neuropsicomotor e da sexualidade.
A consulta de puericultura é pautada na premissa de que também compete ao médico pediatra a orientação da família sobre a proteção integral à criança. Além disso, permite uma intervenção mais rápida e eficaz quando identificado algum desvio fora da normalidade na criança ou adolescente.
Confira abaixo os itens avaliados em uma consulta de puericultura:
– Avaliação do estado nutricional da criança pelos indicadores clínicos definidos pelo Ministério da Saúde;
– Avaliação do histórico alimentar;
– Avaliação da curva de crescimento pelos parâmetros antropométricos adotados pelo Ministério da Saúde;
– Estado vacinal segundo o calendário oficial de vacinas do Ministério da Saúde;
– Avaliação do desenvolvimento neuropsicomotor;
– Avaliação do desempenho escolar e dos cuidados dispensados pela escola;
– Avaliação do padrão de atividades físicas diárias conforme parâmetros recomendados pelo Ministério da Saúde;
– Exame da capacidade visual;
– Avaliação das condições do meio ambiente conforme roteiro do Ministério da Saúde;
– Avaliação dos cuidados domiciliares dispensados à criança;
– Avaliação do desenvolvimento da sexualidade;
– Avaliação quantitativa e qualitativa do sono;
– Avaliação da função auditiva;
– Avaliação da saúde bucal.
Dúvidas frequentes
O que é a consulta de puericultura?
O atendimento ambulatorial em puericultura compreende a realização periódica de consultas de pacientes de zero a 19 anos com o pediatra para uma avaliação global de desenvolvimento. A iniciativa prevê orientação aos pais ou responsáveis sobre os diversos aspectos de proteção integral da criança e a realização de intervenções quando necessário.
Como funciona o atendimento?
O médico pediatra avalia com a periodicidade recomendada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar diversos aspectos do paciente. São avaliados itens como condição nutricional, curva de crescimento, estado vacinal, desenvolvimento neuropsicomotor e cuidados domiciliares dispensados à criança. Quando identificados desvios além da normalidade, é realizada uma intervenção rápida e eficaz.
Qual a diferença de uma consulta tradicional?
Entende-se por consulta tradicional aquela onde há uma queixa específica do paciente. Na puericultura, por sua vez, o atendimento destina-se a uma análise de diversos aspectos da saúde da criança ou adolescente. O atendimento exige mais tempo e o conhecimento global do desenvolvimento da criança, e por isso também tem valor diferente de consulta.