Embora a infertilidade feminina possa parecer mais comum que a infertilidade nos homens, não é. Mas esse fato raramente nos ajuda a nos sentir melhor.
Os mitos e fatos que cercam a infertilidade feminina podem ser bastante difíceis de classificar.
Durante décadas, a infertilidade foi vista apenas como um fardo para as mulheres, e embora agora saibamos que 40-50% dos diagnósticos de infertilidade ocorrem em homens, isso faz pouco para parar os sentimentos desconfortáveis de culpa e frustração quando Ele está lutando contra eles em primeira mão. Sofrer de infertilidade é uma jornada difícil para qualquer pessoa , seja homem ou mulher.
Saber como e quando pedir ajuda é o primeiro passo para abordar a jornada emocional da infertilidade. As causas da infertilidade feminina raramente são algo que a pessoa que sofre pode controlar.
A maioria dos casos de infertilidade feminina é causada por problemas relacionados à genética ou trauma e raramente são associados a escolhas de estilo de vida.
No entanto, os sentimentos que resultam das lutas com a infertilidade podem ser extremamente brutais e completamente devastadores. Abortos, dores físicas e emocionais e sentimentos de abandono ou baixa auto-estima estão intimamente relacionados aos problemas de infertilidade.
O que causa infertilidade feminina?
Idade
Conforme a mulher amadurece, ela libera menos óvulos por ciclo de ovulação. Os ovos também envelhecem. Isso pode diminuir os níveis de fertilidade e acredita-se contribuir para alguns possíveis defeitos congênitos do feto.
Falha Ovariana Prematura
É quando os ovários perdem a capacidade de funcionar antes dos 40 anos. Isso também é considerado parte da menopausa prematura.
Menopausa
A menopausa natural geralmente ocorre por volta dos 51 anos, quando os ovários da mulher deixam de liberar óvulos e diminuem a produção de hormônios.
Disfunção Hipotalâmica
Problemas derivados de uma diminuição na secreção de hormônios do hipotálamo. Isso também pode estar associado a problemas de secreção da glândula pituitária.
Hiperprolactinemia
Quando muita prolactina é liberada na corrente sanguínea fora das mudanças normais do corpo associadas à gravidez.
Síndrome do Ovário Policístico (SOP)
Geralmente causada por um aumento nos hormônios masculinos. SOP pode interromper a ovulação completamente e causar o crescimento freqüente de cistos ovarianos dolorosos.
Anovulação
Quando uma mulher simplesmente não ovula. As causas da anovulação variam, e algumas são até idiopáticas, o que significa que os médicos não sabem ao certo qual é a causa raiz.
Pobre Reserva Ovariana
A reserva ovariana pobre pode ocorrer quando uma mulher não produz naturalmente muitas células nos ovários, ou pode ter uma condição que as impeça de desenvolvê-las ou recrutá-las.
Insuficiência de corpo lúteo
Qualquer problema que ocorra durante o desenvolvimento do corpo lúteo ou que faça com que a fase lútea seja mais curta que o normal. A fase lútea é a segunda metade do ciclo menstrual que termina na gravidez ou sua degradação, resultando em um período mensal.
Endometriose
A endometriose ocorre quando as células endometriais (células do revestimento uterino) aderem a áreas que estão fora do útero. Isso pode causar dificuldades para os embriões aderirem adequadamente à parede uterina.
Malformações uterinas
Enquanto a maioria dos úteros tem uma forma única, alguns são mal formados de tal maneira que é impossível levar uma criança a termo.
Síndrome de Asherman
A síndrome de Asherman é quando o tecido da cicatriz se forma dentro do útero ou colo do útero. Existem opções cirúrgicas para corrigir esse problema.
Estenose Cervical
Isso ocorre quando a abertura do colo do útero é muito mais estreita que o normal, dificultando a passagem do espermatozóide. Em casos extremos, o colo do útero pode estar completamente fechado.
Muco Cervical Não Receptivo
• É quando o muco normal que cria o colo do útero diminui sua produção ou cria um ambiente extremamente desfavorável para o esperma. Efetivamente matá-los antes que eles possam fertilizar o óvulo.
Vaginismo
Enquanto isso geralmente é apenas presente nas primeiras vezes que uma mulher faz sexo, algumas mulheres podem experimentar esse fenômeno por toda a vida. O vaginismo ocorre quando espasmos musculares involuntários na vagina impedem a penetração e causam dor extrema.
- Influências Ambientais
- Consumo de Tabaco
- Uso de maconha
- Obesidade
- Caquexia
- Exposição à radiação
- Medicamentos
- Trauma
- Adesões ou cicatrizes relacionadas à cirurgia
- Gravidez ectópica anterior
- Miomas Uterinos
- Obstrução Vaginal
Quais são os sintomas da infertilidade feminina?
Alguns sinais comuns de infertilidade em mulheres são períodos irregulares, períodos difíceis e dolorosos, períodos anormalmente intensos ou ausência de períodos.
Se você tiver sinais de flutuações hormonais, como irregularidades na pele, desejo sexual reduzido, crescimento de pêlos faciais, ondas de calor, queda de cabelo ou ganho de peso excessivo, pode estar passando por uma irregularidade hormonal. Isso, por sua vez, pode afetar adversamente a fertilidade.
Fazer sexo regular e desprotegido por um ano ou mais, que não resultou em gravidez, dor severa durante a relação sexual ou que sofreram vários abortos, também são sinais de que você pode precisar falar com um especialista em fertilidade. .
Os especialistas em fertilidade podem oferecer um diagnóstico acessível, com o qual você pode começar a considerar todas as opções de tratamento disponíveis.
Os especialistas em fertilidade estão lá para ajudá-lo de qualquer maneira que puderem, conversar com seu médico ou especialista em fertilidade toda vez que achar que está tendo problemas que estão fora da norma.