Você acha que gripe e resfriado são a mesma coisa? Não se engane, pois não são. A gripe e o resfriado são doenças distintas, causadas por vírus diferentes, mas que partilham vários sintomas em comum, motivo pelo qual muitas pessoas confundem.
Veja as semelhanças:
- Gripe e resfriado são infecções extremamente comuns;
- Gripe e resfriado são causados por vírus;
- Gripe e resfriado podem causar sintomas respiratórios, como coriza, tosse e espirros;
- Gripe e resfriado apresentam forma de contágio semelhante;
- Gripe e resfriado são facilmente transmissíveis de uma pessoa para outra.
E as semelhanças param por aí. A gripe é uma infecção mais forte que o resfriado, costuma durar menos tempo e apresenta maior taxa de complicações, como problemas pulmonares e cardíacos. A gripe pode ser perigosa em idosos, bebês e pessoas com imunidade baixa. Já o resfriado raramente causa complicações.
Mas como distinguir a gripe do resfriado?
A gripe é uma infecção respiratória causada pelos vírus da família Influenza e existem diversos subtipos de Influenza que são capazes de provocar quadros mais e menos graves. O resfriado também é uma infecção respiratória viral, mas existem dezenas de vírus diferentes que podem provocar o resfriado, como Rinovírus, Adenovírus e outros.
As duas principais diferenças entre a gripe e o resfriado são a febre e o estado geral do paciente. Enquanto o resfriado não costuma provocar febre (exceto em crianças pequenas). Na gripe é comum febre e costuma ser acima de 38ºC, principalmente nas crianças, outros sintomas como dor de cabeça e dos nos músculos e articulações costumam aparecer também. No resfriado, os sintomas são a coriza, tosse e espirros e o incômodo destes sintomas.
Como se prevenir da gripe e do resfriado?
A gripe e o resfriado são viroses contagiosas, por isso é importante se prevenir. Abaixo algumas dicas de como reduzir o risco de transmissão:
- Se vacinar contra a gripe;
- Idosos devem ser vacinados anualmente;
- Evitar contato próximo com as pessoas contaminas (pelo menos 2 metros);
- Evitar contato direto das mãos, dos olhos e da boca sem antes as terem lavado;
- Lavar as mãos com água e sabão;
- Evitar ficar em ambientes com pouca circulação de ar e com muitas pessoas.
Procure se vacinar e previna-se sempre.