Retroversão do útero é uma variação anatômica que ocorre quando há uma posição diferenciada do órgão. Cerca de 30% das mulheres apresentam a característica, que frequentemente é alvo de preocupação. Saiba mais sobre o útero retrovertido a seguir:
Como é o útero retrovertido?
Especialista em reprodução assistida, explica que o útero tem formato de uma castanha-de-caju e é do tamanho de um punho feminino médio fechado. Ele pode variar quanto às posições anatômicas, mas isso não significa alguma anormalidade ou causa alguma doença.
Existem três posições uterinas: a mais comum é a anteversão, que é quando o órgão está voltado para a barriga da mulher. Contudo, ainda existem a médio versão, cuja posição é intermediária, e a retroversão, em que está voltado para a parte posterior do corpo.
Como descobrir se tenho útero retrovertido?
Tal característica pode ser diagnosticada por meio do exame de toque ou por ultrassom transvaginal.
Sintomas de útero retrovertido
Normalmente, o útero com retroversoflexão não causa sintomas, exceto em casos em que a curvatura é excessivamente acentuada ou que existam aderências devido a doenças concomitantes, como doença inflamatória pélvica, problema que costuma ocorrer quando bactérias sexualmente transmissíveis se propagam da vagina para útero, trompas ou ovários.
Nesses casos, pode haver dor pélvica, incômodo durante ou após relação sexual, cólicas intensas e dor ao urinar e evacuar.
Ainda assim, é necessário lembrar que outras patologias também podem causar tais sintomas, sendo imprescindível a avaliação médica para chegar a um diagnóstico.
Pode colocar DIU?
Segundo o especialista, quem tem útero reverso pode colocar Dispositivo Intra-Uterino (DIU) e obter seus benefícios normalmente, mas é necessário que o médico saiba a variação da posição do útero para colocar o dispositivo do modo adequado.
“Assim como na reprodução assistida, o médico que colocará o DIU precisa ajustá-lo de maneira diferente em quem tem o útero voltado para o outro lado. Após isso, a colocação é normal”, explica.
Gravidez e útero retrovertido
Atrapalha a fertilidade?
O útero retrovertido não causa dificuldade em engravidar, já que o caminho que o espermatozoide faz é o mesmo que em um útero na posição comum.
Contudo, mulheres que apresentam aderências devido a outras doenças podem ter problemas de fertilidade, independente da posição de seus órgãos.
Cuidados na gestação
Se não houver uma patologia inflamatória, o curso da gravidez da mulher com a variante pélvica será absolutamente normal.
Parto
O útero retrovertido não implica em nenhum problema para o parto e nem impede a mulher de fazer parto normal ou cesárea, já que, conforme o crescimento do bebê, o órgão se posiciona para frente e alcança a mesma posição que um na posição normal alcançaria.