Planejar uma gestação começa por uma consulta médica que chamamos de avaliação pré concepção. Nesta consulta se abordará sobre as condições de saúde do casal, tanto a mulher como o homem devem participar desta avaliação.
O médico avalia condições clínicas importantes para o planejamento da gravidez como: a idade materna, o tempo de uso de métodos contraceptivos hormonais, a reserva ovariana, os ciclos menstruais bem como a ovulação de cada paciente, patologias crônicas, cirurgias prévias, ou seja, todas as condições que podem interferir nas chances da gravidez ocorrer.
Além dessa abordagem inicial é feito uma série de exames, chamados exames pré concepcionais que envolvem os exames de rotina ginecológica anual e outros exames específicos que determinam se o organismo da mulher encontra-se em equilíbrio para receber uma gestação ou se deve haver alguma ação para otimizar as chances.
Os tratamentos indicados podem ser desde alterações do estilo de vida e mudanças comportamentais até terapias medicamentosas ou cirúrgicas. Por exemplo, determinados miomas ou pólipos podem ser necessários a remoção cirúrgica prévia a gestação. Um cálculo na vesícula ou cálculo renal também podem ser indicados a retirada cirúrgica para que não compliquem a gestação. Suplementação com nutracêuticos específicos para cada mulher também são muitas vezes necessários, para manter organismo em homeostase, além da suplementação com ácido fólico na dose específica para cada situação para a prevenção de defeitos de formação do tubo neural do sistema nervoso central do bebê.
A abordagem inicial do homem também é feita baseada na história clinica do mesmo, e a partir daí se avalia a necessidade de exames complementares clínicos ou específicos, bem como mudanças do estilo de vida. Por exemplo, uma alimentação inadequada, o uso abusivo de café ou tabaco podem comprometer a qualidade espermática do homem. O uso de algumas substâncias também podem reduzir a quantidade dos espermatozóides masculinos.
E por fim, após toda esta avaliação clínica do casal, se planifica sobre as chances da gravidez ocorrer, programa-se as melhores datas para a concepção ocorrer e o tempo que cada casal deve seguir nas tentativas naturais, bem como, as medidas necessárias após a descoberta da gravidez.
Portanto, se você está pensando em ter um filho, existem uma série de medidas preventivas a serem tomadas, e o primeiro passo é agendar uma consulta com profissional médico especializado.
A gravidez planejada, com toda esta preparação prévia previne uma série de intercorrências gestacionais e também pode abreviar o tempo para que ela aconteça fazendo-se as devidas correções.
_
Dr. Danilo Scheit
🎓 CRM: 114.098 – RQE 76753
📧 contato@clinicafemi.com.br
*As postagens têm caráter informativo, não substituem a avaliação médica.