Muitas mulheres pensam que o atraso da menstruação é sinal de gravidez na certa, mas essa irregularidade pode ter diversas causas. É comum escutar reclamações de mulheres com atraso na menstruação, mesmo que tenham o ciclo regular. Em casos de atraso inferior a 10 dias, é considerado um quadro normal e não há a necessidade de buscar ajuda médica. Mesmo assim, caso haja suspeita de gravidez, é importante realizar o teste.
Confira alguns motivos que podem estar relacionados ao atraso do seu ciclo menstrual.
Estresse ou ansiedade: a sobrecarga do dia a dia e a rotina acelerada da maior parte das mulheres podem causar um desajuste no ciclo menstrual. O corpo feminino tende a refletir todo estresse, causando alterações. Após esse momento conturbado e por meio de um relaxamento, os hormônios irão se regularizar.
Mudança no hábito alimentar: iniciar uma nova dieta ou abusar dos alimentos gordurosos pode causar uma confusão no corpo, fazendo com que o mesmo tenha suas funções básicas alteradas. A falta de alguma vitamina ou mineral pode gerar o atraso na menstruação.
Excesso de atividades físicas: iniciar a academia ou intensificar o seu treino pode ocasionar um forte aumento no gasto calórico, impedindo que o corpo entre no período fértil e atrasando o ciclo.
Problemas na tireoide: como é função da glândula tireoide controlar o metabolismo do corpo, é normal que ocorra uma desregularização caso ela não funcione normalmente. Ela também pode causar excesso de cansaço e instabilidade no peso.
Pílula do dia seguinte: algumas mulheres desconhecem, mas utilizar a pílula do dia seguinte após uma relação sexual causa uma grande alteração hormonal no corpo, levando ao atraso do ciclo em até 7 dias.
A Clinica Femi valoriza a saúde de cada mulher e apoia que cada paciente esteja em dia com seus exames.