A principal função das pílulas anticoncepcionais é evitar a gravidez indesejada. Mas para que o anticoncepcional funcione da maneira correta, é preciso que a pílula escolhida seja adequada para você. Por isso é recomendado que procure ajuda médica na hora da escolha.
Porém, mesmo com auxílio especializado, por algumas vezes as mulheres se sentem desconfortáveis com os anticoncepcionais escolhidos e têm receio de trocá-los por achar que pode gerar algum efeito colateral ou não fazer efeito. Pelo contrário: você precisa de uma pílula que te faça se sentir bem, afinal, vai tomá-la por muitos anos.
Mas assim como na hora de escolher a pílula anticoncepcional, você irá precisar procurar o seu médico para que ele a ajude com a substituição do seu remédio. A conversa com o ginecologista nesse momento será indispensável devido à transição entre os remédios diferentes e ainda os cuidados que devem ser tomados de um para o outro.
A conversa com o médico é importante para esclarecer dúvidas, realizar a mudança de forma correta e escolher a melhor pílula anticoncepcional para você. Trocar de pílula não tem problema algum e não faz mal à saúde ou te faz correr riscos, é só seguir as orientações.
Portanto, se você estiver tomando uma pílula anticoncepcional e achar que não está te fazendo bem, não pense duas vezes em substituí-la, troque de uma vez antes que comece a te fazer mais mal.