10-02
Vacina Rotavírus | Clínica Femi
10 de fevereiro de 2017
Por que pacientes oncológicos devem se vacinar?
Por que pacientes oncológicos devem se vacinar?
29 de setembro de 2017

O que eu preciso saber sobre sexagem fetal?

baby-boy-girl

O que eu preciso saber sobre sexagem fetal?

 

Segurar a ansiedade, principalmente dos familiares, é uma das tarefas mais difíceis para os futuros papais. De todas as dúvidas e curiosidades sobre a gestação, saber se é menino ou menina, talvez seja a maior delas.

Que futura mamãe não adora pensar em cada detalhe do quarto, as roupinhas, e principalmente, escolher o nome? O exame de sexagem fetal existe para te ajudar a descobrir se seu bebê é menino ou menina, e ele é feito logo no início da gestação, bem antes do ultrassom.

Mas será que vale mesmo a pena acabar com a expectativa? E como ele funciona? Essas perguntas são as mais frequentes. Por isso, preparamos um guia completo, com todas as informações e curiosidades para você tomar a sua decisão.

O que é exame de sexagem fetal?

A sexagem fetal é um exame que permite descobrir o sexo do bebê a partir de 8 semanas de gestação, com quase 100% de acerto. Ele é feito utilizando uma amostra do sangue materno e por isso, não tem nenhum risco para a mamãe e o bebê.

Normalmente o exame é realizado em laboratório, como um exame de sangue comum, mas novas tecnologias estão surgindo para tornar o exame prático e acessível, sendo possível fazer até mesmo em sua casa.

Como funciona

O exame pode ser feito por qualquer gestante a partir de 8 semanas de gestação, e não exige pedido médico.

Existem basicamente duas formas de se fazer o exame: o método tradicional e o de nova geração. Ambos funcionam com amostra de sangue materno, tem quase 100% de acerto, e são totalmente seguros para a mãe e o bebê. Porém, pode apresentar algumas diferenças.

Método tradicional

Oferecido por diversos laboratórios de análise clínicas, tem um procedimento muito similar a um exame de sangue. Não é necessário jejum ou qualquer tipo de preparo.

Na maioria das vezes o sangue passa por um processo de preparação, é congelado e enviado para um laboratório de biologia molecular centralizado nas capitais, onde o exame é realizado.

Esse processo pode levar de 5 a 7 dias úteis para você ter o resultado, dependendo do laboratório.

Sexagem fetal de nova geração

Oferecido há quase 10 anos nos EUA, este método chegou ao Brasil somente em 2017.

Com a mesma eficiência do tradicional, o exame utiliza somente 1 gota de sangue materno pata ter o resultado, muito similar ao teste de glicemia feito diariamente pelos diabéticos.

O resultado sai em até 24h após o recebimento da amostra no laboratório.

De um modo geral, nenhum plano de saúde cobre o exame.

Agora que você já sabe o principal, vamos entender mais a fundo como funciona este exame, e por que ele é tão preciso.

Desde o início da sua gestação, você já sente profundamente conectada com o seu futuro bebê e isso não é somente emocional. Em um processo natural, existe uma pequena quantidade de células de DNA do bebê na sua corrente sanguínea através da placenta.

A partir da oitava semana, mesmo que com menos de 2cm e pesando cerca de 1 grama, seu bebê já está liberando DNA suficiente em sua corrente sanguínea para que, com uma análise do seu sangue seja possível analisar o DNA do bebê.

Determinando o sexo do bebê

Geneticamente todos os seres humanos apresentam 46 cromossomos, dispostos em pares, sendo que 2 deles são responsáveis por determinar nosso sexo: o cromossomo X e o cromossomo Y.

Para não entrarmos em uma aula de biologia, o que você precisa saber é que o cromossomo Y é o que caracteriza o sexo masculino, e está presente somente nos homens. Ou seja, uma mulher não apresenta este cromossomo no seu DNA.

Aqui é que a magia do exame de sexagem fetal acontece. Lembra que explicamos que o DNA do bebê está circulando em sua corrente sanguínea? Então, se tirarmos um pouco do sangue da futura mamãe, analisarmos o DNA e encontrarmos o cromossomo Y, significa que o bebê que ela carrega será um menino.

E se não encontrarmos o cromossomo Y? Será uma menina.

Então, utilizando técnicas e equipamentos de biologia molecular de alta tecnologia é possível detectar o cromossomo Y e te dar um resultado de altíssima confiança.

Referência

http://www.sexagemfetal.com.br/blog/sexagem-fetal-tudo-o-que-voce-precisa-saber

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *